Imagem capa - Ensaio Casal - Pré Wedding - Direção por Jader Morais
Casamento

Ensaio Casal - Pré Wedding - Direção


Muitas pessoas me perguntam sobre como é dirigir casais nos ensaios que eu faço. Antes de qualquer coisa: RESPIREM JUNTOS!

Olá pessoal, estou aqui para dizer a vocês, fotógrafos iniciantes que de certa forma querem uma dica bacana para conduzir seus clientes no momento do ensaio fotográfico.

Todos nós somos "ignorantes" no sentido de não conhecer algo até que aprendamos! Quando comecei a fotografar casais, principalmente em ensaios externos, eu também tinha muita dificuldade em conduzir as pessoas para que eu pudesse fazer uma boa fotografia. Geralmente, eram fotos "posadas" e não entendia muito bem uma "essência" do momento. 

Sempre buscava referências de outros profissionais e na hora "H", não saía conforme eu desejava. Lembro perfeitamente que um dia, quando tinha 12 anos de idade, me machuquei jogando bola. (quem nunca?)

Cheguei em casa desesperado sem tampa do dedão do pé. Sangrando e chorando horrores ... Minha mãe se aproximou de mim e questionou o que havia acontecido. Eu mais louco ainda respondi: - Você não está vendo? Olhe esse sangue, nunca mais vou poder jogar bola! Ela com todo seu conhecimento e paciência, me abraçou e pediu para que eu respirasse fundo e respirasse junto com ela. Naquele momento, quando senti abraço, seu toque, seu carinho, eu já não pensava mais na dor. Nos instantes seguintes, ao sentir a sua respiração, eu já estava bem mais calmo e havia parado de chorar. E foi aí que ela se dispôs um pegar o nosso velho amigo de sempre: o nosso inesquecível merthiolate, alguém se lembra? Tô ficando velho ... rsrs.

O que eu quero dizer com isso? 

Quero dizer que a minha principal referência era ela, minha mãe, isso mesmo! Ela não sabe nem ligar uma câmera! O que eu busquei e trouxe para a minha vida como o fotógrafo foi o fato de como ela conduziu toda uma situação, como procedeu no momento que precisava agir. "RESPIREM JUNTOS!". E foi essa frase que soou nos meus ouvidos em um momento que eu mais precisava. Trazendo para uma experiência fotográfica, quando vocês estão com o casal, de certa forma, eles estão "incomodados", pois para eles é uma experiência única e nós como profissionais, precisamos fazer o papel de "mãe", mas precisamos saber conduzir de maneira que eles fiquem totalmente a vontade e passem a "RESPIRAR JUNTOS". Como Jader? 

SEJA VOCÊ MESMO! - Ser você, faz com que eles conheçam verdadeiramente seu estilo de trabalho. 

INTERAJA - Converse com o casal e observe como se comportam. Muitas vezes eles demonstram algo único deles.

SIMPLICIDADE - Considero a boa fotografia, aquela que revela algo simples: um sorriso, um jeito, um carinho, abraço, beijo, o jeito que caminham, e muito mais ...

RESPIREM JUNTOS - Essa é uma melhor interatividade que eu encontrei para fazer meus trabalhos. Vai haver inúmeros cenários, composições, luz natural, luz artificial e isso também é importante, mas lembrem-se sempre que o casal precisa respirar juntos, estar conectado com você. Permitam que eles fiquem a vontade, façam eles caminharem a sós, leve uma lente zoom com você. Não fiquem preocupados com o enquadramento, atentem-se ao sentimento daquele instante. Regulem suas câmeras para que vocês não fiquem a todo momento parando e confirmando no LCD dela. Tem casais tímidos e mais audaciosos. Procure entender que o casal tímido está ali com você já está fazendo o melhor deles. Talvez, não seja possível fazer aquela foto TOP. Às vezes pode não ser o momento. Se for um casal descolado, que topa qualquer parada, aproveite! Nesse caso sim, busque pular de para quedas sem estar de para quedas com eles. Vai ser show !!! 

Enfim, não parem nunca! Busquem constantemente alimentar suas mentes para que elas "fervam" de ideias e com isso, toda a experiência vai sendo transformada e necessitando a todo instante colocar em prática aquilo que vocês desejam! E o MERTHIOLATE? Ah! Esse me refiro sobre a maneira de como vocês irão usar no momento do ensaio. Só vai "arder" se vocês fizerem para que "ardam". Conheçam agora um pouquinho de como eu, Jader Morais trabalho e direciono meus casais. Espero que gostem !!! Até uma próxima!