Imagem capa - Lente 70-200mm | Uma Forte Aliada Durante a Pandemia por Jader Morais
Casamento

Lente 70-200mm | Uma Forte Aliada Durante a Pandemia


Nós, profissionais da fotografia de eventos sociais, tais como casamentos, corporativos e festas infantis, estamos “sofrendo” muito com a pandemia.


É um trabalho que envolve aglomerações e sabemos que tão cedo não iremos retomar com as nossas atividades normais. O jeito é nos adaptarmos ao “novo normal”.


Muitos fotógrafos estão se reinventando, trocando até profissão para conseguirem manter o seu planejamento financeiro. Tem aqueles que possuem uma renda fixa e fotografa por “lazer” e tem aqueles que, assim como eu, que vive única e exclusivamente da renda da fotografia. E muitos, assim como eu, não vêem a hora de acabar tudo isso para voltarmos a fazer o que mais amamos: fotografar casamentos.


E pensando em se adaptar ao “novo normal”, quero contar aqui a vocês como foi a minha experiência após 120 dias de quarentena, quando um casal resolveu manter a data do casamento em meio a essa pandemia e dizer “sim” um ao outro em uma cerimônia de casamento.


Tenho um perfil de trabalho que amo fotografar de perto, registrar momentos inusitados e espontâneos e sabia que neste casamento, eu teria que rever os conceitos e agir conforme as medidas preventivas.


“Pensei: Como conseguir fotos incríveis sem poder me aproximar do casal, das pessoas, como fotografar nos detalhes, enfim."

Sempre trabalho com um kit de lentes 16-35mm, 50mm e de vez em quando, uso a 85mm. Desta vez, para manter o distanciamento social, tive que “escalar” a 70-200mm.


Para quem não conhece, é uma lente que possui uma ótica maravilhosa e nitidez impecável. Para ensaios externos, ela se garante. Mas, não seria comum eu utilizar a mesma dentro de uma igreja, o tempo todo com ela.


Fotografei 90% do casamento com a lente 70-200mm e confesso que foi uma forte aliada para que eu pudesse trabalhar com tranquilidade. A questão é que às vezes não estamos acostumados a pegar um outro caminho, ficamos sempre na mesma direção, confiando sempre nas mesmas lentes que temos, pois isso nos traz conforto e é mais fácil de se trabalhar. Ter fotografado um casamento confiando praticamente na lente 70-200mm fez com que eu saísse de vez da minha zona de conforto e me trouxe muito mais confiança no equipamento que eu estava usando.


Outra verdade, é que quando se usa essa lente dentro de um ambiente que é considerado pequeno, é preciso pensar na foto antes de fazê-la. Isso mesmo! Devemos fotografar aquilo que já pensamos antes do clic.


E outra dica:


Fotografe e leve para edição para fazer daquela foto, uma ou mais versões “cropadas” da original. Isso permite que você seja mais criativo e entregue um trabalho bem singular ao seu cliente.


Fotografe em 70mm e faça a mesma foto em 200mm. Leve para a edição e compare as duas, faça uma pequena análise e simplifique a sua entrega. Abuse do belo desfoque que essa lente permite e tenha imagens impactantes.


Perceba na foto abaixo, que fotografei o momento em que uma lágrima caia no rosto da noiva. Agora me perguntem: Vocês acham que no momento da foto consegui ver essa lágrima? Não! Eu simplesmente estava vendo a noiva o tempo todo levando o lenço de papel aos olhos e fui fotografando sem parar.


Quando passei as fotos para o computador que pude notar essa lágrima. Descartei as outras e essa que foi selecionada para entregar ao casal. A distância entre eu e o casal era significativa que fui perceber esse detalhe apenas na edição.



Exif: Lente Canon EF 200mm – f/4.5 – 1/180s – ISO 2500

Eu estava trabalhando com um assistente nesse dia e aqui segue a foto que mostra a distância que trabalhei na maior parte do tempo neste casamento.



Por ora fiquei ao lado esquerdo e por ora fiquei ao lado direito. Fazia isso para intercalar os momentos e destacar o noivo e a noiva.


A imagem abaixo é aquela “tradicional” troca de olhares que pode parecer clichê, mas os casais adoram. São fotos que “vendem”, fotos que as noivas desejam ter também e vale a pena orientá-los nas reuniões sobre esses momentos importantes na cerimônia. Trarei esse assunto em outro post futuramente.



Exif: Lente Canon EF 70mm – f/5 – 1/180s – ISO 2500

Esse casamento não teve cobertura fotográfica da recepção, mas ao término da cerimônia, fomos a uma praça da cidade, já era por volta das 20 horas e qual lente usei nas fotos pós cerimônia? Adivinhem!



Exif: Lente Canon EF 70-200mm em 130mm – f/6.3 – 1/250s – ISO 2000 (flash contra e led frontal)


Vai fotografar nessa pandemia? Se cuide em primeiro lugar!


  • * Use máscara

  • * Conheça as pessoas e o local que vai ser realizado o evento

  • * Saiba das medidas preventivas e planeje o seu trabalho no dia

  • * Alinhe todas as informações com o serviço de cerimonial

  • * Respeite as limitações do ambiente

  • * Saia da zona de conforto

  • * Passe a explorar mais o seu equipamento


  • E tenha um ótimo trabalho!

Até a próxima pessoal, um forte abraço!


Jader Morais