11/02/2022 às 16:51 Leitura de Portfolio

Leitura de Portfólio para Fotógrafos | Fotografia de Casamento

36
6min de leitura


Fala pessoal, tudo bem? Este ano, estou realizando um trabalho incrível em parceria com a Bride Association, onde na minha função como Embaixador da associação, farei algumas leituras de portfólio para fotógrafos que pensam em ingressar nesse mundo dos concursos de fotografia de casamento. É praticamente um exercício de leitura de imagens, apontando algumas melhorias e dando dicas de como tornar a fotografia mais impactante e com chances de emplacar uma premiação. Espero que vocês gostem e sejam todos bem vindos!

Começo aqui com a primeira leitura de cinco imagens que foram enviadas para o concurso da Bride e que não conseguiram conquistar o tão desejado selo premiado. Então, mãos à obra?


FOTO 1: Original

FOTO 1: Reeditada

É uma imagem linda, ainda mais associada ao elemento água. Elemento que simboliza a origem da vida e transformação. E o casamento é isso, transformação pessoal e origem de uma nova vida a dois. O cenário é magnífico, porém, temos que tomar cuidado para não perdermos o foco principal, o casal! Uma dica rápida é que independente de onde você estiver, fotógrafo e fotógrafa, pense por primeiro na luz, na composição, enquadramento, e depois posicione o casal para a foto. Temos o hábito de inverter esse processo e o casal pode perder a força na imagem. Tomei a liberdade de reeditar para que haja um “direcionamento do olhar”, ou seja, diminui a exposição e realcei o casal com um pincel onde eles estão posicionados, para que nosso olhar vá na direção deles para depois seguir pela imagem toda. Fiz um crop, pois a copa das árvores no canto superior esquerda apresentava um espaço negativo que dispersava a minha atenção e ao mesmo tempo, isso trouxe o casal para mais próximo de dos pontos de ouro da imagem. Coloquei um pouco mais de contraste na imagem para dar mais impacto visual. É uma forma de melhorar aquilo que já foi feito e tentar enviar para uma próxima oportunidade.


Foto 2: Original

Foto 2: Reeditada

Antes de fotografarmos alguma coisa ou algum casal, precisamos compreender que mensagem queremos passar para quem vier a ver a nossa fotografia. A mensagem pode estar ligada a própria história do casal, ao que fazem, aonde gostam de se divertir enfim, são “N” situações que podem nos ajudar a construir um trabalho singular. Neste caso, posso entender que o casal gosta de praia, ou que se conheceram jogando “beach tennis” enfim, mas a foto original está um pouco óbvia no sentido que vejo simplesmente o casal atravessando o espaço onde as duas pessoas estão jogando e não me passa o sentimento de que essa cena tem haver com eles ou não.

A ideia foi bacana para compor algo diferente, as cores estão bem contrastadas, algo que pode trazer mais impacto visual. Em relação a direção, as formas estão definidas adequadamente, porém, me incomoda o fato da mão do noivo “encostar” na linha do horizonte. Um pouquinho mais para baixo com a câmera, teríamos um ângulo mais agradável. Por outro lado, um “crop” pode fazer uma diferença enorme e tornar a imagem mais intrigante. Observem agora a foto cropada. A ilusão de ótica faz perceber que o noivo vai levar uma bolada na cabeça, não é mesmo? Hahaha! Vejo agora uma imagem com movimento e momento decisivo. Isso atrai a nossa atenção e pode sim, emplacar um selo em qualquer outro momento. Fica a dica: Tente interpretar a sua fotografia e “faça nascer uma foto da foto”.


Foto 3:

É uma imagem que me agrada em relação a paleta de cores, onde predomina o tom amarelo da roupa do celebrante/ padre com a cor do cálice sobre a mesa. Por outro lado, é uma foto que chamamos de “rascunho”, ou seja, ainda não é a imagem ideal, que apresenta um impacto visual ou um momento decisivo e por isso, perde-se a força quando enviada para algum concurso. Não sei, mas pode ser que o fotógrafo ou fotógrafa tentou passar a ideia do reflexo dos noivos no cálice, mas desta vez, não foi feliz, pois não fica tão nítido e apresentável o casal no reflexo. Estão bem pequenos na cena. Tente se tiver a condição no momento, de fotografar com uma lente grande angular, que te permita fotografar de perto e dar atenção ao casal. Parabéns pela tentativa e busque incansavelmente por novos ângulos, se movimente, se arrisque!


Foto 4:

Vou considerar primeiramente o olhar do profissional para essa imagem. Só o fato dele ter pensado na composição e na mensagem que ele queria passar, já demonstra um outro nível de conhecimento. Achei bacana a ideia de ter fotografado a escrita que tem tudo a ver com o dia do casamento. Casamento é sonho, é algo que as pessoas desejam e é preciso viver esse sonho sim! Ao mesmo tempo que ele consegue capturar esse sorriso lindo da noiva, instantes finais que antecedem ao momento do “sim” no altar. Por outro lado, tem um detalhe que considero infeliz, se assim posso dizer. A escrita está traduzida para o nosso idioma, a língua portuguesa. Eu Jader, consegui compreender a mensagem, a frase tatuada no braço da pessoa que está finalizando a noiva no making of. Mas, quando enviada para concursos, precisamos prestar atenção aos jurados, pois nem sempre, teremos jurados brasileiros ou que irão entender o que está escrito e vice versa. Neste caso, para ganhar mais força, teríamos que apresentar outros elementos de composição no momento do click para que a frase não fosse o “assunto principal”. Não acredito que algum jurado fica traduzindo as milhares de fotos que chegam até eles com frases em outros idiomas. Isso pode justificar a nota final, quando vemos que um considerou uma nota alta e o outro baixa, meu pensamento.


Foto 5: Original

Foto 5: Reeditada

Foto 5: Foto para ilustrar o uso do pincel

Gostei da composição, das linhas que “conduzem” o casal na caminhada nesta suposta passarela, ponte que seja. Eu “brincaria” um pouco reeditando a foto, onde para envios para concursos da Bride Association É PERMITIDO:

•Eliminar objetos ou pessoas da cena, contanto que seja bem feito e realmente necessário para evitar distrações;

•Ajustar luz, coloração e enquadramento (CROP) no Photoshop ou em outros softwares;

Fica a dica para os próximos envios: Leia atentamente as regras de cada concurso. Tomei a liberdade de deixar a imagem mais “clean”, mais limpa, retirando a parte do ferro, do apoio de segurança que mescla ali com o casal. Eles ficam no espaço branco negativo e ganham mais destaque para a cena. Tem um outro detalhe que me chamou muito a atenção. Tenham antes de tudo, cuidado com as edições, principalmente com o uso inadequado dos pincéis de correção. Levando essa imagem para o Photoshop e aumentando gradualmente a exposição, percebe-se uma grande e uma pequena mancha preta no vestido da noiva. Fiz isso para ilustrar para vocês, pois a imagem como um todo, possui nitidamente “borrões” no tratamento, ou seja, reparem no céu, no lado esquerdo da foto e envolta do casal. Existe uma discrepância de cores no plano de fundo. Em torno do casal, existe uma iluminação que não condiz com o restante do cenário. Uma dica que deixo aqui é: veja como está a calibração do seu monitor e tente trabalhar/ editar em ambiente que não sofrerá com iluminação externa. Isso impacta diretamente no resultado do seu trabalho. É por esses e outros detalhes que fica o questionamento do “porque” que uma imagem não foi premiada. Valeu!


Ea aí, gostaram? E para você que tem interesse em entrar para esse mundo dos concursos de fotografia de casamento, acesse: https://www.brideassociation.com

Aproveite para ver a nossa galeria premiada pela Bride Association: Jader Morais

11 Fev 2022

Leitura de Portfólio para Fotógrafos | Fotografia de Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

bride association concurso de fotografia fotografia de casamento fotografia de casamento campinas fotógrafo de casamento fotografo em são paulo jader morais fotografia leitura de portfolio mentoria para fotógrafos

Quem viu também curtiu

15 de Jan de 2019

Consultoria Online Fotografia

11 de Mai de 2019

Os melhores fotógrafos de casamento internacionais

12 de Fev de 2020

5 dicas para aproveitar o seu casamento

Logo do Whatsapp