Imagem capa - 5 dicas para aproveitar o seu casamento por Jader Morais
Casamento

5 dicas para aproveitar o seu casamento



Olá noivos e noivas de plantão, tudo bem? O artigo de hoje é sobre como aproveitar bem o tempo do melhor dia de suas vidas: o seu casamento.

Sabemos que apesar de todo o planejamento, com o roteiro pronto, ainda conseguimos dinamizar o tempo disponível para que vocês possam aproveitar ainda mais o dia. Digo isso, pois ao fotografar um casamento do começo ao fim, encontramos várias "janelas" ou "intervalos" que na minha opinião, são cruciais se utilizarmos da melhor maneira possível. Então vamos lá!


Dica #1 - Making Of da Noiva

Noivas, geralmente chegamos para fotografar muito antes do horário da cerimônia. Eu particularmente, chego três horas antes do horário inicial da cerimônia. Com esse tempo, mesmo que vocês ainda estejam sem a maquiagem, acho importante registrar alguns momentos que vocês estão lá, aguardando a madrinha, a mãe, a daminha serem maquiadas. Podemos aproveitar o espaço para fazer algumas fotos de detalhes, de vocês lendo uma mensagem do noivo, uma carta que alguém enviou, recebendo flores do noivo que às vezes, isso acontece enquanto vocês não estão prontas. É importante termos esses momentos eternizados para começarmos a contar a história de vocês. 


Dica #2 - Making Of do Noivo

Reservar o espaço para realizar o making da noiva e noivo juntos ajuda muito os casais que querem tranquilidade no dia do casamento. Claro que depende de cada caso. Mas, percebo que quando os noivos optam por fazerem o making of deles no mesmo local, eles ficam mais confortáveis, despreocupados em relação ao horário e isso é super importante no dia em que as emoções e ansiedade tomam conta das pessoas. O noivo e a noiva quando estão "juntos" mas "separados" no salão de beleza, eles ficam tranquilos, conseguem desfrutar de todos os momentos com muita alegria e comodidade. Às vezes, quando a sessão é em locais distintos, depende da noiva também, principalmente dela...rsrs, elas ficam vendo o celular o tempo todo, querendo saber a todo momento do noivo, se ele não irá se atrasar...rsrs, qual horário que ele vai sair para o casamento, enfim, ficam muito ansiosas com coisas que não precisavam ficar na minha opinião. Noivas, vocês tem o direito de ficarem plenas e tranquilas para que saiam lindas nas fotos, e estou lá para isso!


Dica #3 - Pós Cerimônia

Esse momento sempre costumo dizer aos casais que não preciso ficar com eles cerca de uma hora fazendo as fotos pós cerimônia, momento esse que ficamos fotografando enquanto os convidados estão chegando ao local da recepção. Entendo que se eu fizer essas fotos no tempo ideal que considero, cerca de 10 a 20 minutos no máximo, eles podem aproveitar ainda mais a festa e não ter a sensação de que "passou tudo muito rápido".


Dica #4 - Fotos Protocolares

Trabalhamos baseado no roteiro que foi acertado entre os noivos e o serviço de cerimonial e acho crucial ter esse planejamento para que o evento flua e seja incrível. Mas, deixo uma dica que pode não valer para alguns casais, mas pode ajudar outros. Sou a favor das fotos protocolares, aquelas fotos que os noivos pedem para que façamos como por exemplo: foto com os pais, padrinhos e madrinhas, com os avós, pajens e daminhas na mesa do bolo, fotos dos casais cortando o bolo, fotos dos casais de mesa em mesa cumprimentando, entre outras. Não façam aquilo que vocês não queiram, a menos que estejam 100% decididos a fazerem, ou seja, se vocês não fazem questão de fazer foto "cortando o bolo" ou "abrindo o champanhe" ou "passando de mesa em mesa", está tudo bem! Não é porque tem que fazer, porque todo mundo faz, que vocês são obrigados também. Querendo ou não, isso tem muito haver com o estilo, perfil do casal. Já fotografei casais que percebi que eles não queriam determinadas fotos, mas que isso estava no roteiro e eles disseram que "deviam" fazer. Então a dica é: alinhem muito bem as informações e digam ao cerimonial o que de fato desejam para o dia de vocês. Assim, conseguirão ter o casamento com a "cara" de vocês e é isso que importa! 


Dica #5 - Sem Interferência

Essa dica fica para os casais que queiram o meu trabalho para o dia deles. Para quem me conhece e sabe como fotografo os casamentos, vai concordar com o que eu vou falar agora. Costumo fotografar desde a flor da decoração até o último instante da festa. Faço isso com muita dedicação e carinho que tenho pelos meus casais. Trabalho sem interferência, no sentido de não ficar parando os casais pedindo foto aqui ou ali. Isso dá a sensação de não estar aproveitando o que eles desejavam para o casamento. Digo isso, pois passei por essa situação quando casei, lá em 2010. Eu tinha que ficar parando para fazer coisas que no momento, eu não esperava ou não queria fazer. Eu só queria aproveitar o meu casamento, a minha festa. Mas Jader, e aquelas fotos que eu quero fazer com a minha família ou alguma pessoa em especial? Opa, vamos fazer sim e é agora! É só levantar a mão e me chamar, que estarei por perto e vamos lá fotografar o que me pediu com maestria e muito amor. 


A ideia é deixar vocês sempre a vontade, tranquilos e que possam aproveitar ao máximo todos os momentos desse dia tão especial em suas vidas. Com certeza, as fotos ficarão incríveis e vocês terão as melhores lembranças desse dia. Grande abraço!